Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Fobia Social


 
 
A Fobia Social surge habitualmente a meio da adolescência, emergindo por vezes de uma história infantil de inibição social e de timidez. Certos sujeitos descrevem um início precoce na infância que pode surgir abruptamente a uma experiência stressante ou humilhante ou pode ser insidioso. A evolução da Perturbação por Ansiedade Social é frequentemente contínua, é muitas vezes crónica mas pode ter intensidade acentuada ou remitir durante a idade adulta, intensidade que flutua com as exigências ou acontecimentos da vida stressantes.


O sujeito com fobia social tem sempre um medo acentuado e constante de uma ou de mais situações sociais e de desempenho nas quais o sujeito está exposto a pessoas desconhecidas ou à possível observação de outras. Este teme poder a vir comportar-se ou mostrar qualquer sinal de ansiedade de modo humilhante ou embaraçador.

A exposição à situação social temida provoca frequentemente a ansiedade que pode assumir a forma de um Ataque de Pânico situacional ou situacionalmente predisposto. Nas crianças, esta ansiedade é muitas vezes expressa por choro, birra, imobilidade ou receio nas situações sociais com pessoas que não conhece. Por norma, o sujeito tem consciência de que o medo sentido é irracional e excessivo. No caso das crianças esta consciência pode não estar presente.

O sujeito com fobia social evita ou enfrenta com intensa ansiedade ou mal-estar as situações sociais ou de desempenho. O evitamento, antecipação ansiosa ou mal-estar nas situações sociais ou de desempenho interferem significativamente com as rotinas normais da pessoa, funcionamento ocupacional, relacionamentos ou atividades sociais ou existe mal-estar acentuado por ter a fobia.

 
A Psicoterapia ajuda-o no controlo desta ansiedade e a lidar com as situações de exposição ao outro que o deixam tão amedrontado. Procure ajuda para que este intenso mal-estar não interfira significativamente com as suas rotinas diárias e faça com que se isole cada vez mais. Não se deixe consumir pelo sofrimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.