Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Perturbação Delirante

 
 
O sujeito com perturbação delirante tem ideias delirantes mas não bizarras, isto é, delírios que envolvem situações que ocorrrem na vida real, como por exemplo, ser perseguido, infetado, envenenado, amado à distância ou enganado pelo cônjuge ou amante, ou sofrer de uma doença que na realidade não sofre. Estas ideias delirantes têm, normalmente, duração não inferior a um mês.
Se, anteriormente ao episódio delirante, o sujeito já tiver apresentado alguma vez sintomas de Esquizofrenia como outras ideias delirantes mais frequentes, alucinações, discurso desorganizado, comportamento marcadamente desorganizado ou sintomas afetivos como embotamento afetivo, não se considera como sendo portador de Perturbação Delirante mas sim de Esquizófrenia. Na Perturbação Delirante, as alucinações cenestésicas e olfativas podem estar presentes caso estejam relacionadas com o tema das ideias delirantes, como por exemplo, sensação de estar infestado por insetos associada a ideias delirantes de infestação ou com a perceção de que se emite um odor desagradável por um orifício do corpo associado a ideias delirantes de referência.
Apesar do impacto das ideias delirantes ou das suas ramificações, o funcionamento do sujeito não está marcadamente alterado e o comportamento não é obviamente  estranho ou bizarro. Caso aconteçam episódios de humor em simultaneo de ideias delirantes, a duração total desses episódios é relativamente breve quando comparada com a duração total dos períodos delirantes.
 
Subtipos de Perturbações Delirantes:
  •  Tipo Erotomania - ideias delirantes de que outra pessoa, por norma de um nível socioeconómico superior, tem uma paixão pelo sujeito.
  • Tipo Grandeza - ideias delirantes de grande valor, poder, conhecimento, identidade ou relação especial com entidade famosa ou divina.
  • Tipo Ciúme - ideias delirantes de que o parceiro sexual do sujeito lhe é infiel.
  • Tipo Persecutório - ideias delirantes de que a pessoa ou alguém próximo está a ser de alguma forma malevolamente tratada.
  • Tipo Somático - ideias delirantes de que a pessoa sofre de algum defeito físico ou um estado físico geral.
  • Tipo Misto - ideias delirantes com características de mais do que um dos tipos acima referidos, mas sem nenhum tema predominante
  •  
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.