Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Terrores Noturnos


 
 
Ao contrário dos Pesadelos em que o sujeito ao acordar fica imediatamente orientado e alerta, os Terrores Noturnos provocam um estado de grande confusão e desorientação no sujeito. A principal característica dos Terrores Noturnos é a ocorrência de forma repetida de terrores durante o sono, despertares abruptos que surgem, geralmente, com um grito de pânico. Têm lugar no primeiro terço do período de sono principal e duram entre 1 a 10 minutos.

Os episódios de Terror Noturno fazem-se acompanhar por sinais de ativação autonómica e manifestações comportamentais de intenso medo e durante um episódio, o sujeito é muito difícil de acordar ou confortar. Ao acordar logo após o Terror Noturno, o sujeito não se recorda senão de imagens isoladas ou fragmentadas, caso acorde apenas na manhã seguinte, dá-se amnésia quase total para o acontecimento. Os episódios de terror noturno podem causar sofrimento clinicamente significativo ou disfuncionalidade social, ocupacional e noutras áreas importantes de funcionamento individual.

Ao longo de um episódio típico, o indivíduo pode sentar-se repentinamente na cama, gritando e/ou chorando com uma expressão facial assustada e com sinais independentes de intensa ansiedade como taquicardia, rubor, respiração rápida, sudorese, dilatação das pupilas e aumento do tónus muscular. Por norma, o sujeito não responde aos esforços do outro que o tenta acordar ou confortar e se acorda, fica muito confuso e desorientado por alguns minutos, refém de uma vaga impressão de terror, geralmente, sem conteúdo onírico. Apesar de serem retidas algumas imagens vividas, não existe um enredo como nos pesadelos. Frequentemente, o sujeito não acorda totalmente, volta a adormecer e tem amnésia para o episódio quando acorda na manhã seguinte. Alguns sujeitos recordam vagamente terem tido um episódio durante a noite mas não têm uma recordação pormenorizada do mesmo.

Para que se considere que o sujeito sofre de Terrores Noturnos, é necessário que este refira um sofrimento clinicamente significativo ou disfunção. Os episódios podem causar embaraço que condiciona as relações sociais. O sujeito evita situações em que outros tomem conhecimento da sua perturbação, como acampar, dormir em casa de amigos ou mesmo dormir acompanhado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.