Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Hipocondria





A Hipocondria tem como principal característica a preocupação e o medo de padecer ou a convicção de possuir uma doença grave baseada na interpretação errada de sinais ou de sintomas corporais. Até mesmo, quando depois de avaliação médica realizada não identificar qualquer situação que explique inteiramente as preocupações do sujeito sobre a doença ou sintomas e sinais físicos de que se queixa. O medo e a ideia sem fundamento de que tem uma doença persistem no sujeito, apesar da tranquilização médica. De salientar que esta convicção não tem intensidade delirante, isto é, o sujeito admite a possibilidade de estar a exagerar na extensão da doença receada ou que pode mesmo não existir qualquer doença. No entanto, esta preocupação excessiva com sintomas físicos relacionados com possíveis doenças que possa ter provoca um enorme mau estar, clinicamente significativo, no sujeito, podendo mesmo levar a incapacidades a nível social, ocupacional e noutras áreas importantes do funcionamento individual do sujeito, preocupações e mau estar com duração de pelo menos seis meses consecutivos.


Na Hipocondria, a preocupação pode focar-se em funções corporais como o ritmo cardíaco ou sudorese, por exemplo, ou então em alterações físicas menores como uma pequena ferida ou uma tosse ocasional, ou até mesmo em situações físicas vagas e ambíguas como o cansaço cardíaco ou veias dolorosas. O sujeito atribui estes sinais ou sintomas corporais a uma suposta doença e acredita verdadeiramente preocupado procurando saber o seu significado, autenticidade e etiologia. Estas preocupações podem envolver vários órgãos ou sistemas simultaneamente ou em tempos diferentes. Em alternativa, a preocupação excessiva pode debruçar-se sobre apenas um órgão ou uma doença específica como o medo de uma doença cardíaca, por exemplo. São preocupações que pouco ou nada são aliviadas pela realização de exames repetidos, testes diagnósticos ou tranquilização médica. Os sujeitos hipocondríacos podem ficar alarmados por ouvirem ou lerem algo sobre doenças, conhecem alguém que adoeceu ou por observações, sensações ou ocorrências do seu próprio corpo. As preocupações das doenças com a doença das quais temem sofrer tornam-se geralmente um aspeto central na auto-imagem, um tópico do discurso social e uma resposta a situações de stress.

 

Procure aqui um apoio que o ajude a conhecer-se e a perceber porquê sente estas preocupações, ou sofre com estes receios! Aprenderá a lidar com eles e se entendidos, deixarão de o fazer sofrer dessa forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.