Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Pesadelos ou Perturbação da Ansiedade do Sono


 
 
 
Os Pesadelos ou a Perturbação da Ansiedade do Sono consiste na ocorrência repetida de sonhos assustadores que levam o sujeito a despertares frequentes no período principal do sono em que o sujeito fica rapidamente orientado e completamente alerta ao acordar. Estes sonhos assustadores e as interrupções de sono resultantes destes, causam um grande sofrimento ou disfunção social e ocupacional. O sujeito que sofre de Pesadelos só pode ser diagnosticado com esta perturbação se esta não estiver associada aos efeitos de determinada substância ingerida, como drogas ou abuso de medicamentação, a um estado físico geral ou à evolução de alguma outra doença mental.

Por norma, os pesadelos acontecem numa sequência organizada e duradoura do sonho que se torna elevadamente aterradora e ansiogénica. Frequentemente o conteúdo do sonho se foca em perigos iminentes para o sujeito, como agressões, perseguições, ataques, ameaças à autoestima, sobrevivência e segurança pessoal. Em outros casos, o perigo pode ser mais subtil como fracasso ou embaraço pessoal, provocando contudo o mesmo mal-estar e ansiedade. Os pesadelos ocorrentes após uma situação traumática, podem simular a situação perigosa ou ameaçadora original, no entanto, a maior parte dos pesadelos não revivem acontecimentos reais. Os sujeitos com Perturbação da Ansiedade do Sono, conseguem descrever ao pormenor a sequência do sonho e o seu conteúdo, ao acordar. Podem relatar variados pesadelos numa só noite sempre em redor do mesmo tema.

Geralmente, os pesadelos terminam com um acordar associado a um estado completo de alerta, pelo que o sujeito fica com uma sensação de medo e/ou ansiedade que resulta numa grande dificuldade em voltar a adormecer. Esta perturbação causa mais sofrimento subjetivo do que disfunção social ou ocupacional demonstráveis, no entanto, se as interrupções do sono forem frequentes ou se o sujeito começa a evitar dormir por medo dos pesadelos, pode registar sonolência excessiva, falta de concentração, ansiedade ou irritabilidade e depressão, que podem interferir com o funcionamento diário do sujeito.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.