Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Bullying


 
O Bullying é um subtipo de violência escolar que se traduz numa série de comportamentos intencionais agressivos que se repetem regularmente por um ou mais alunos contra outro. Manifesta-se através de insultos, piadas, gozações, apelidos cruéis, ridicularizações, entre outros e pode ser visto como uma forma de pressão social que conduz a vários traumas na vida dos alunos que diariamente convivem com esta realidade, fazendo com que, limitem o seu dia-a-dia às pretensões dos agressores. O silêncio da vítima que sofre diretamente as consequências da agressividade dos outros colegas pelo receio de novas represálias, tem efeitos e danos que se traduzem no insucesso escolar, na fobia escolar, em depressões e sintomas psicossomáticos (dores ade cabeça, dores de barriga/estômago, enjoos, entre outros).
O aluno vítima dos atos agressivos do aluno agressor que é continuamente agredido faz uma leitura pessimista da sua capacidade para lidar com a situação, levando a que se favoreça a sensação de perca de controlo sobre a sua própria trajetória de vida e liberdade.

São vários os sinais de alerta da violência infantil. A criança vítima de bullying apresenta alterações de humor acentuadas, falta de paciência, irritabilidade, ataques de fúria, isolamento, frustração frequente, maus resultados escolares, queixas permanentes de dores e cansaço, abatimento físico e psicológico, inércia, dificuldade em estar atento, auto-agressão, impulsividade e fúria intensa.

 
Esteja atento a estes sinais e se for o caso, Procure ajuda para o seu filho!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.