Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

quinta-feira, 1 de março de 2012

Personalidade Esquizóide


 As características centrais dos sujeitos com este tipo de personalidade comportam uma restrição da afectividade e um isolamento social, subentendido por uma falta de interesse pelas trocas relacionais, incluindo familiares. O contacto é marcado pela distância e pela falta de reacção aos sinais sociais (mímica pobre, ausência de sorriso social...). O discurso destes indivíduos é hipo-espontâneo e despido de marcas afectivas. Os investimentos são restritos e centrados em actividades solitárias.

São pessoas pouco preocupadas com o efeito que produzem sobe outro, mostram-se pouco sensíveis à crítica e indiferentes às normas e convenções sociais que não não sao respeitadas isso não é intencionalNão têm desejos de intimidade e não experimentam prazer senão em raras actividades. Têm poucos amigos próximos, ou nenhuns, à excepção de, talvez, um membro da família, mas que não assume a função de confidente.

Os esquizóides apresentam grande frieza, desligamento ou enfraquecimento da afectividade, capacidade limitada para exprimir tanto sentimentos calorosos e ternos relativamente aos outros, como cólera. Demonstram uma excessiva preocupação com o imaginário e a instrospecção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.