Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

sábado, 17 de março de 2012

Fobia Escolar



A Fobia Escolar é uma perturbação da ansiedade e pode ser tratada! Consiste num medo agravado que a criança ou adolescente sente em ir para a escola e está intimamente relacionada com a ansiedade face ao desconhecido e com as mudanças de ciclo escolar.

A Fobia é uma dificuldade, um problema, não preguiça ou má vontade de ir à escola e os pais podem perceber isso no comportamento da criança ou jovem. O sujeito refere-se à escola sempre com medo, pessimismo e muitas vezes chora por não querer ir pois sente-se mesmo muito mal lá dentro. Em contexto escolar, é comum que se afaste dos colegas e tenda a isolar-se.

A Fobia Escolar não está relacionada com o ser bom aluno ou não pois, na maior parte das vezes, as crianças que desenvolvem esta perturbação de ansiedade e medo incontroláveis são boas alunas e não perdem o rendimento escolar.

Sintomas:
  • Dor de barriga ao acordar, associada a vómitos, diarreias e dores de cabeça, intensificando-se à medida em que se aproxima a hora de ir para a escola;
  • Verbalizações do género: “não quero ir à escola” ou por vezes na noite anterior “amanhã é dia de ir para a escola?”;
  • Choro frequente;
  • Suores frios ou tremores;
  • Medo de ficar sozinho;
  • Medo de algo abstracto;
  • Incapacidade de enfrentar o problema sozinho;
  • Perda do apetite;
  • Voltar a fazer xixi na cama;
  • Insónias;
  • Pesadelos…
A Fobia Escolar pode ter diversas origens: predisposição biológica, mudança de escola, professor severo, conflito com colegas, temperamento da própria criança, mudança de casa, divórcio dos pais, morte de um familiar, conflitos familiares, preocupação excessiva dos pais com a separação dos seus filhos.

É de grande importância que os pais não ridicularizem ou desconsiderem os medos da criança/jovem e em vez disso, mostrem compreensão. Muitas vezes, desesperados, os pais procuram estratégias para a criança deixar estes comportamentos mas dificilmente ela tornará a ir à escola se não se sentir segura. A forma de transmitir segurança passa por respeitar essa limitação da criança, incentivá-la a ir à escola mas não obrigando-a e sim tranquilizando-a. Os pais devem manter muito diálogo com a criança/jovem e encontrar um meio de superação deste obstáculo. Fazer com que os amigos sejam importantes elementos na inserção na escola.

Se os sintomas persistirem mais de dois meses, é de extrema importância que os pais encaminhem os filhos para as consultas de psicologia. O tratamento da criança com fobia escolar deve ter uma participação efectiva da escola, dos pais e do psicólogo. É esta interacção entre todos e este envolvimento que irão fazer com que a criança supere a fobia. É necessária uma intervenção psicoterapêutica de algum tempo para que a criança volte a sentir confiança em si mesma e nos outros, retomando assim a sua vida normal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.