Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

segunda-feira, 5 de março de 2012

Doenças Psicossomáticas




"A doença vem deflagrar algo a respeito de nós mesmos e de nossas vidas"
Luise de Souza Cozzolino Soares



A doença, qualquer que seja ela, vai estar “presa” ao corpo.

Inúmeros são os sintomas que parecem ser de alguma doença orgânica e que na realidade, correspondem a uma manifestação corporal de depressão. O local, o órgão ou região onde surge a doença ou os seus sintomas é muitas vezes apenas um ponto de manifestação física, isto é, a doença, manifestada num determinado órgão, está sendo a expressão de situações ligadas a todo o contexto vivido pelo seu portador. Falamos de contextos nos quais se ligam emoções, sentimentos e afetos. Ao nos referirmos ao contexto vivido, ligado a emoções, sentimentos e afetos o tempo passa a ter grande significado. Estamos a dizer que essa determinada úlcera, problema cardíaco ou até mesmo gastroenterite pode ter iniciado por sentimentos de alguma perda afetiva, raivas reprimidas, emoções que, no passado deixaram de ser expressadas de forma natural e espontânea.

Segundo Mac Lean, os doentes psicossomáticos são incapazes de verbalização conveniente pois a suas emoções não estão ligadas aos processos intelectuais e, por esse motivo, as tensões são descarregadas sobre o hipotálamo pelo sistema neurovegetativo, provocando as psicossomatizações.

Muitos médicos, actualmente, têm procurado sintomas de doenças através do Homem, da pessoa como um todo. No entanto, a Medicina ainda mantém uma tendência a visualizar o doente como algo passivo, como alguém que está ali para ser paciente, portanto, é na condição daquele que é portador de uma doença. A pessoa doente ou com alguma sintomatologia, não representa, na visão psicossomática, uma pessoa inerte, isto é, ela não é um doente e sim uma pessoa que tem alguma doença. São coisas diferentes! Enquanto alguém tem uma doença, significa que também tem coisas nele não doentes, enquanto se este alguém é doente, fica implícito que é toda doença.

As doenças psicossomáticas são, portanto, doenças do foro psicológico com expressão física. Alguns outros exemplos destas doenças são a asma, infecções crónicas do aparelho respiratório, algumas doenças de pele, as dores de cabeça, as dores de barriga (principalmente nas crianças) as dores abdominais e as gastroenterites, eczemas, alergias, entre outras.


A recusa e resistência das pessoas a pararem para pensar, quando têm vidas mais direccionadas para a acção e não para a reflexão, leva a que procurem apenas causas físicas e não também causas psíquicas para as doenças.

As doenças psicossomáticas não são mais que o corpo a reflectir a dor que lhe vai na alma...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.