Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

segunda-feira, 26 de março de 2012

Esquizófrenia



 
A Esquizofrenia é das doenças psíquicas a mais angustiante e incapacitante de todas elas. Afecta gravemente a forma de pensar do sujeito, a sua vida emocional e o seu comportamento em geral.
As pessoas com esquizofrenia sofrem de sintomas psicóticos. Entre estes, contam-se as alucinações (observar as coisas de forma diferente), os delírios (crenças de natureza bizarra ou paranóide que não são verdadeiras), as alterações do pensamento ou o medo.
A Esquizofrenia é um transtorno mental que atinge 1%  da população mundial, manifestando-se habitualmente entre os 15 e os 25 anos, com proporção semelhante entre ambos os sexos, podendo igualmente ocorrer na infância ou na meia-idade.
Os delírios, visões e as alucinações constituem os sintomas psicóticos ou positivos. Os "sintomas negativos" também surgem ao fim de algum tempo: as pessoas ficam ausentes, mostram muito pouca iniciativa e têm uma vida emocional embotada. Muitas vezes, as pessoas com esquizofrenia sofrem de isolamento social, ou seja torna-se difícil estabelecer contacto com outras pessoas e têm dificuldades em funcionarem sob stress. As alterações do pensamento são também comuns com consequências como resultados escolares medíocres ou problemas profissionais.

Os sujeitos esquizofrenia não têm qualquer ideia de que estão a sofrer da doença. Perdem contacto com a realidade. Têm de ser os familiares e/ou amigos a procurar ajuda para o doente.

As alucinações surgem quando o sujeito vê, ouve, saboreia ou sente coisas que na verdade "não estão lá". A alucinação que acontece mais vezes consiste em escutar vozes que mais ninguém pode ouvir ou ver coisas que não estão presentes. Alguns podem "sentir" que a sua pele está literalmente a deslocar-se. A comida pode ter um sabor diferente. As alucinações são comuns entre as pessoas sob o efeito de drogas ou em pessoas com esquizofrenia. Os sintomas podem ser muito assustadores, mas para os doentes são reais.

Os delírios são crenças de natureza bizarra ou paranóide que não são verdadeiras. Muitas vezes, as pessoas que sofrem de delírios desempenham um papel central neles. Pensam que são Deus, a Virgem Maria ou Napoleão; que estão a ser perseguidas ou então estão convencidas de que estão a ser espiadas ou que alguém conspira contra elas.
O delírio tem de tal modo um papel importante na percepção da pessoa, que toda a sua vida é drásticamente afectada. Por exemplo, se as pessoas que estão a sofrer de delírios pensam que alguém as está a tentar envenenar, a sua dieta irá mudar ou poderão mesmo deixar de alimentar-se durante períodos prolongados.

Principais Sintomas:
  • Isolamento social e deixar de passar muito tempo com pessoas da mesma idade;
  • Perda de memória, por exemplo esquecer-se onde as coisas foram colocadas;
  • Alterações da percepção: quando os objectos mudam subitamente de tamanho ou de cor;
  • Paranóia: pensam que alguém está a falar acerca delas e que as coisas estão a ser feitas "nas suas costas";
  • Preocupação extrema com religião, filosofia, ocultismo, etc.; ou mesmo tornar-se membro de uma seita ou culto;
  • Alterações do pensamento: argumentos incoerentes, ilógicos ou abstractos;
  • Dificuldade em manter a atenção: distrair-se com facilidade;
  • Depressão;
  • Agressão, irritabilidade ou hostilidade inesperada;
  • Falta de energia;
  • Perturbações do sono: muitas vezes acordado/a à noite e a dormir durante o dia;
  • Medo, tremor das mãos ou voz trémula;
  • Perda de apetite, ou pelo contrário apetite voraz;
  • Deterioração da higiene pessoal, ex. tomar muito poucas vezes banho ou lavar-se raramente;
  • Problemas de integração;
  • Delírios.
Esta doença é um "poço" de sofrimento constante não só para quem sofre dela mas também para quem vive, quem cuida, quem gosta do doente com esquizófrenia. Trata-se de um distúrbio que torna a vida do sujeito e de todos os que o rodeiam num verdadeiro tormento e por mais difícil e doloroso que seja, tem de ser o familar/amigo a procurar ajuda pela incapacidade destes sujeitos perceberem que não estão bem. A realidade destes passa a ser aquela em que eles acreditam e quem não está bem são os outros, nunca ele. PROCURE AJUDA!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.