Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

domingo, 11 de março de 2012

Ansiedade Generalizada


              
O transtorno de ansiedade generalizada caracteriza-se por uma preocupação ou ansiedade excessivas, com motivos injustificáveis ou desproporcionais ao nível de ansiedade observado. Para se considerar ansiedade generalizada, é necessário que esta preocupação excessiva ocorra, pelo menos, seis meses associada a uma grande dificuldade em controlar essas preocupações (para eu possa ser diferenciada da ansiedade dita normal).

Sintomas:

A preocupação com a possibilidade de vir a adoecer com algo grave ou sofrer um acidente embora não existam indicativos de que essas coisas possam vir a acontecer é o foco mais comum das preocupações das pessoas com ansiedade generalizada. Algumas pessoas temem mais que os entes queridos sofram algum desses males, como os pais, ou filhos.
Estes pacientes estão constantemente a imaginar situações como estas e frequentemente se consideram incapazes de lidar com elas caso realmente venham a acontecer.


As variedades dos sintomas de ansiedade são enormes e muitas vezes pessoais. Ganho de peso, por exemplo, tanto pode não ter nenhuma relação com ansiedade como pode, para determinadas pessoas, ser a manifestação mais frequente.



Os sintomas mais comuns são: boca seca, mãos ou pés húmidos, enjoos ou diarreia, aumento da frequência urinária, sudorese excessiva, dificuldade de engolir ou sensação de um bolo na garganta, assustar-se com facilidade e de forma mais intensa, alguns sintomas depressivos são comuns.



O transtorno de ansiedade generalizada costuma ser crónico, duradouro com pequenos períodos de remissão dos sintomas mas geralmente leva o paciente a sofrer com o estado de ansiedade elevado durante anos. Pode vir a ceder espontaneamente em alguns casos mas não há meios de se prever quando isso acontecerá.

Tratamento
A terapia é essencial, proporciona bons resultados. Alguns medicamentos como os tranquilizantes são também eficazes, assim como alguns antidepressivos. Muitas vezes é recomendada a combinação de ambas as técnicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.