Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

domingo, 25 de março de 2012

Depressão Bipolar ou Transtorno Maníaco-Depressivo


                                        

A Depressão Bipolar ou Transtorno Maníaco-Depressivo é uma doença que altera as emoções até tal forma que pode conduzir o doente à perda das ligações familiares e sociais, ao divórcio, à perda do emprego, que resulta num enorme sofrimento do próprio doente e da sua família.
É uma doença que pode ser tratada quando a junção de fármacos e de psicoterapia que se revela fundamental no processo de tratamento deste transtorno para um melhor controlo e prevenção das crises.
A maior parte destes pacientes não aceitam que têm a doença e recusam ajuda médica, sobretudo quando prevalece a fase eufórica. Não é uma doença fácil de diagnosticar na altura certa por essa recusa do paciente, no entanto a família e os amigos aprendem a reconhecer estas oscilações de humor e têm, muitas vezes, de ser estes a procurar ajuda para o paciente pois este nega que não esteja bem.

Principais Características:
* Elevadas alterações de humor
* Crises repetidas de depressão e de "mania"
Estas perturbações são repercutidas nas sensações, emoções, ideias e comportamentos, com consequências para a saúde e para a personalidade.
Uma crise pode durar alguns dias ou até vários meses. Os períodos de estabilidade entre as crises podem durar dias, meses ou mesmo anos. A previsão das crises varia também de pessoa para pessoa. Umas terão uma ou duas crises durante a vida, outras caem repetidamente em certas alturas do ano (caso não se encontrem a fazer tratamento) e outras têm crises mais de quatro vezes por ano (designados os ciclos rápidos).
Esta doença começa, geralmente, durante ou após a adolescência, com mais incidência entre os 20 e os 30 anos e afecta ambos os sexos de igual forma.

 
FASE MANÍACA - SINTOMAS:
Manifesta-se em estados de humor elevado, eufórico ou irritável. A pessoa sente-se alegre, altiva, sociável, inteligente e criativa.
* Irritabilidade extrema
* Crença não realista das suas capacidades e poderes
* Capacidade de julgamento pobre
* Comportamento provocante, inoportuno e agressivo
* Negação do óbvio, de que está errado
* Energia elevada (hiperactividade), reduzindo a necessidade de sono e aumentando o abuso de álcool, medicamentos e drogas para dormir
* Auto-estima elevada
* Repentinas e imprevisíveis alterações emocionais (a fala é rápida, mudança frequente de assunto, nunca acabando o primeiro, os pensamentos aceleram-se)
* Reacções excessivas e interpretações erradas de acontecimentos, irritação e dificuldade de enfrentar comentários banais
* Dificuldade de assimilar ideias, transmitindo-as de modo errado
* Maior interesse por diversas actividades
* Aumento da vontade sexual
* Não reconhecimento da doença, tenta recusar o tratamento
* Culpar os outros pelo que ocorre de mal, inclusive pela própria doença
* Perda da noção da realidade
* Incoerência de actos

FASE DEPRESSIVA - SINTOMAS:
A depressão manifesta-se pela tristeza e pelo desespero.
* Obsessão com pensamentos negativos, não conseguindo afastá-los
* Preocupação com fracassos ou incapacidades
* Sentimentos de inutilidade, culpa excessiva
* Perda de interesse ou prazer em actividades quotidianas (trabalho, hobbies, pessoas, familiares, amigos e sexo)
* Pensamento lento, esquecimento, dificuldade de concentração e em tomar decisões
* Perda de energia, sentimento de fadiga ou agitação e inquietação
* Preocupação excessiva com queixas físicas
* Alterações do apetite e do peso
* Dificuldades em dormir, ou dormir excessivamente
* Choro fácil ou vontade de chorar sem ser capaz
* Pensamentos repetitivos de morte ou suicídio
* Uso excessivo de bebidas alcoólicas ou de outras substâncias

Podem existir crises mistas, de depressão e de "mania". É o caso da Depressão Tipo I.
A Depressão do tipo II não apresenta episódios de mania, mas de hipomania com depressão (crises depressivas graves e fases leves de elevação do humor).
Há uma tendência para os pacientes fazerem várias crises de um tipo e poucas de outro; há doentes bipolares que nunca tiveram fases deprimidas e há deprimidos que só tiveram uma fase maníaca enquanto as depressivas foram numerosas.
A depressão e a "mania" graves podem ser acompanhadas por períodos de psicose que incluem alucinações (sentir, cheirar, observar coisas que não existem) e delírios (falsas crenças baseadas no ilógico, apesar da existência da evidências do contrário).
O melhor conhecimento, reconhecimento da doença e dos aspectos gerais de tratamento visam permitir uma colaboração mais activa entre todos (doente, família, médico psiquiatra, médico de família e outros técnicos de saúde). Trata-se da sua saúde e da sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.