Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Vigorexia



Vigoxia é a forma de designar a obsessão por um corpo perfeito.
É um transtorno disfórmico muscular onde a insatisfação com o corpo é constante. Consiste numa doença psicológica que afecta essencialmente o sexo masculino, embora se verifiquem também alguns casos no sexo feminino. Na vigorexia, o exercício físico torna-se um vício!

Os sujeitos que sofrem deste transtorno possuem uma visão distorcida do corpo (assim como na anorexia, por exemplo). Mesmo que a sua tonificação muscular seja saliente, consideram que nunca é suficiente. Lutam neste sentido transformando os seus lares em autênticos ginásios ou passando horas a fio em ginásios, nunca valorizando os sentimentos de fadiga e cansaço. Desta forma, acaba po se instalar uma enorma fraqueza muscular generalizada que vai persistindo acompanhada de cansaço extremo, irritabilidade, insónias e muitas vezes, depressão.

Para além da força e dos treinos de hipertrofia repetidos que conduzem à exaustão, estes indivíduos adoptam, frequentemente, uma alimentação diária restrita com eliminação quase total de gorduras e redução dos hidratos de carbono. Ingerem maiores quantidades de alimentos ricos em proteínas para aquisição da massa muscular. A toma de suplementos ergogénicos é também comum.


TRATAMENTO

Dado que a vigorexia é considerada um transtorno obsessivo-compulsivo, o tratamento mais indicado nestes casos é a psicoterapia como forma de trabalhar o sentimento de inferioridade, a auto-estima e a péssima relação criada com o próprio corpo. Posteriormente, o sujeito deverá ser acompanhado pelo médico de clínica geram e deverá frequentar consultas de nutrição com regularidade para monitorização e tratamento de possíveis efeitos nefastos no organismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.