Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

domingo, 7 de abril de 2013

Depressão na Adolescência



A Depressão é uma doença mental que cada vez mais constante. A depressão na adolescência é considerada de extensa morbilidade. Estudos revelam que nos cuidados de saúde primários, dois a três adolescentes com depressão não são identificados nem usufruem de qualquer tipo de tratamento e os que são dioagnosticados apenas metade são devidamente tratados.

É imprescindível a identificação de factores de risco por parte do clínico que deve valorizar a história familiar e pessoal do adolescente em questão; verificar o risco de comportamentos suicídas que aumenta caso se verifiquem histórias de tentativas de suicídio, co-morbilidade com outras doenças psuquiátricas, abuso de drogas, impulsividade e agressão; e o risco de automutilação que, por norma, não tem como objectivo pôr fim à vida mas sim cingir a dor psíquica a yma dor física passageira e que com a sequência e evolução pode levar ao suicídio como forma de ser ouvido.


SINTOMAS:

* Alterações do sono e no apetite;
* Fraqueza / perda de energia;
* Fadiga;
* Prolongada alteração de humor com irritabilidade;
* Culpa inadequada;
* Baixa auto-estima;
* Pensamentos frequentes sobre morte;
* Perda de interesse e de prazer...


TRATAMENTO

É possível combater a depressão sem fármacos e medicação.
A psicoterapia e o apoio psicológico é a abordagem indicada e correta para o tratamento da depressão que tem como finalidade a resolução dos sintomas depressivos e a melhoria do funcionamento interior do adolescente, escolar, famíliar e social.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.