Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

sábado, 7 de abril de 2012

Comportamentos Aditivos e Processos de Dependência



Entende-se por Comportamento Aditivo ou Dependência, qualquer actividade, substância, objecto ou comportamento que se tornou o foco principal da vida de alguém e que a exclui de outras actividades ou que a prejudica física, mental ou socialmente.

Apesar de divergentes, as dependências físicas dos diversos produtos químicos como o álcool ou as drogas e a dependência psicológica de actividades como jogo compulsivo, o sexo, o trabalho, o exercício físico, compras ou comida são igualmente patológicas e devastadoras para quem delas sofre.

O processo de dependência é uma síndrome de características psicológicas e comportamentais que se expressa em cada indivíduo de forma particular mas que exibe uma impressionante semelhança entre sujeitos dependentes, independentemente das suas circunstâncias específicas e vícios particulares.  

 Características:
  • Baixa Auto-estima e Depressão;
  • Obsessão evidente: atribuição de uma importância excessiva e a uma determinada substância ou de um comportamento;
  • Imune às consequências adversas e resistência à modificação do comportamento;
  • Rigidez, persistência, inflexibilidade e repetição de um determinado comportamento;
  • Um conjunto de defesas psicológicas que não deixa o sujeito reconhecer e admitir o problema que o leva a ocultar a continuação do processo de dependência;
  • Pensamento direccionado apenas para aquele objecto, actividade ou substância (não consegue pensar em mais nada);
  • Sintomas de abstinência, irritabilidade ansiedade, agitação, perda de controlo;
  • Dificuldades nas relações interpessoais.

Tratamento:
Consoante o tipo e grau de dependência poderá ser necessária a intervenção de uma equipa multidisciplinar ou apenas de um acompanhamento psicológico ou psicoterapia individual.

Se sente que pode estar com um problema deste tipo ou se conhece alguém da família ou amigo viciado numa actividade, substância, objecto ou comportamento, PEÇA AJUDA AGORA!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.