Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Personalidade Borderline


De uma forma mais perceptível, o Borderline é aquele que se encontra como que numa fronteira entre a neurose e a psicose, tendo por isso presentes, aspectos inerentes à personalidade psicótica e aspectos inerentes à personalidade neurótica. Este sujeito é capaz de manter o juízo crítico e o senso da realidade, contudo, tendo em conta as diversas características, é possível perceber que a sua identidade não está integral, o que resulta numa pessoa com dificuldade em transmitir uma imagem de si integrada, coerente e consistente revelando-se uma pessoa contraditória, ambígua, instável e bastante compartimentada.

De um modo geral, o borderline é muito instável, tanto no plano das relações interpessoais como da imagem de si e dos afectos, e fortemente impulsivo. As suas reacções emocionais são instáveis e instensas tendo dificuldade em controlar-se emocionalmente, tendo rápidas flutuações de humor, acessos de cólera e irritabilidade. Humor de base disfórico, forte sentimento de tristeza, de vacuidade, tédio e de vazio interior. São pessoas muito sensíveis a críticas e a comentários que são sentidos muito intensamente e com uma total ausência de moderação. O pensamento e os afectos do borderline são igualmente sentidos de forma bastante dicotómica (tudo é muito bom ou tudo é muito mau), predominando aqui a clivagem.

Em casos mais avançados, a impulsividade do borderline favorece a adopção de condutas de agir através de delinquência, de viciação (toxicomania, bulimia...), de condutas de automutilação, tentativas de suicídio repetidas e de condutas sexuais desviantes.

O sentimento de identidade do berderline é fraco subentendido por uma sensação quase permanente de vazio interior.
As suas relações interpessoais são sempre precárias, instáveis e muitas vezes conflituosas. São pessoas muito sensíveis às perdas, às frustrações, às separações que induzem uma forte experiência de abandono.

O borderline que teme a rejeição vai antecipá-la, procurando provocar muitas vezes a separação de forma rápida ao mesmo tempo que a lamenta. As relações com o outro são marcadas por períodos de alternância entre uma intensa admiração por uma pessoa e o seu contrário, uma intensa desvalorização. A primeira falha do outro é sancionada por um descrédito sistemático. O borderline não possui uma percepção integrada do outro, ele vê-se na incapacidade de reconhecer que a pessoa admirada possa ter defeitos.

Muitas destas pessoas não têm limites, regras, desrespeitam o outro e o seu comportamento é anti-social.


Alerto que este é um tipo de transtorno cada vez mais frequente e há cada vez mais pessoas a procurarem a ajuda de psicólogos clínicos ou psicoterapeutas com a principal queixa de um sentimento grande de vazio, angústia e incapacidade de funcionar (de pensar, de se concentrar, de se estabilizar...). Mas existem também muitos destes pacientes que têm de ser ajudados pela família na procura de uma ajuda clínica ou psicoterapêutica, uma vez que estes sujeitos não reconhecem que sofrem deste problema.

1 comentário:

  1. Muitos Parabéns Princesa, que a vida te dê tudo de bom, que concretizes todos os teus sonhos...Não tenho dúvidas que o vais conseguir, és uma grande Mulher, com todos os sentimentos necessários e qb para que possas ajudar a quem necessita...Bem haja...muitoss jinhossss e boa continuação... Ju Conduto

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.