Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Personalidade Histriónica


Modo geral e persistente de comportamento feito de manifestações emocionais e de procura de atenção excessivas e invasivas. Estas personalidades sentem-se desconfortáveis quando não são o centro das atenções, quando não se sentem amadas, elas tentam por todos os meios captar a atenção seduzindo e encantando o auditório. Assim, as atitudes destas pessoas são frequentemente inapropriadas com comportamentos provocadores e de sedução. Utilizam o aspecto físico para chamar a atenção e procuram impressionar os outros pelos seus conhecimentos, normalmente superficiais, pelos seus gastos, actividades, sem que haja verdadeiramente a marca de um investimento. A sua forma de falar é muito subjectiva e frequentemenmte afectada com uma certa teatralidade nas atitudes como excesso de manifestações emocionais, riso estridente, caractér fictício de certos afectos... São pessoas muito sugestionáveis e deixam-se influenciar rapidamente pela opinião do outro.

A problemática do desejo parece central nestes sujeitos pois parece estar sempre ligado à satisfação do desejo do outro. Têm tendência a fazer as coisas ou a dizer as coisas mais para dar prazer a outra pessoa do que a eles próprios. O desejo das personalidades histerióricas é frequentemente o desejo do outro. Tendem a deixar-se invadir por fantasias que os afastam da realidade. Podem alegar ter um bom amigo quando se trata simplesmente de um vago conhecido.

A procura de proximidade conduz ao estabelecimento de relações por vezes demasiado familiares mas quando a aproximação se concretiza tendem a evitá-la. A intimidade relacional, embora procurada à superfíciem, é receada tanto no plano amoroso como sexual. Podem ter tendência a manipular o outro, essencialmente no plano afectivo, por via da sedução.

Quando não são o centro de atenção deprimem, desvalorizam-se, como se a sua auto-estima dependesse do olhar do outro. Tendem também a procurar a novidade, sensações por meio de actividades que os colocam no centro das atenções. Entusiasmam-se muitas vezes demasiado rapidamente, sem antecipar as consequências dos seus actos.



Características:

* O sujeito sente-se incomodado em situações em que não está no centro das atenções do outro;
* Dramatização, teatralização ou hiperexpressividade emcional;
* Sugestionabilidade (facilmente influenciado pelos outros);
* Afectividade superficial e lábil;
* Expressão emocional superficial e rapidamente mutável;
* A interacção com o outro é frequentemente caracterizada por um comportamento de sedução sexual inadequada ou por uma atitude provocadora;
* Utiliza regularmente o seu aspecto físico para chamar a atenção sobre si;
* Maneira de falar demasiado subjectiva e pobre em pormenores;
* Considera que as suas relações são mais íntimas do que o são na realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.