Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Personalidade Narcísica


A Personalidade Narcísica é um modo de grandiosidade, necessidade de ser admirado e de falta de empatia. São pessoas muito preocupadas consigo mesmas, com ambições elevadas sem que tenham sempre as capacidades para as realizar (fantasias grandiosas). Utilizam todos os meios para alcançar os seus fins e manifestam uma importante capacidade de trabalho. A lei, os interditos não são percebidos como obstáculos intransponíveis, pois como pensam ser "pessoas especiais" (hipertrofia do eu), as leis não lhes dizem respeito. Demonstram uma certa superioridade em relação aos outros e por isso, de desqualificação daqueles que se submetem às leis, aos regulamentos.

Estes sujeitos parecem ter capacidades de adaptação social satisfatórias, sempre motivadas pelo desejo do êxito, donde as tendências para a manipulação. Por detrás de uma fachada frequentemente sedutora, encantadora, escondem-se uma frieza afectiva e uma tendência para explorar o outro.

O ciúme está omnipresente junto de um verdadeiro sentimento de inveja relaciovamente a sucesso do outro. Estes sujeitos lutam ontra esse sentimento de inveja, desqualificando e desvalorizando aqueles que têm êxito ou que são portadores de determinadas qualidades ou potencialidades.

As relações interpessoais são geralmente perturbadoras por essa falta de sensibilidade, essa necessidade de ser admirado. Eles não podem investir no outro como pessoa, donde uma incapacidade de amar alguém que não a si próprio. Esta necessidade excessiva de admiração fragiliza-os relativamente às críticas e mesmo quando feridos, reagirão sobretudo pelo desprezo ou pela cólera.

Estes sujeitos demonstram atitudes e comportamentos arrogantes e altivos.


Esteja atento se conhece alguém onde pelo menos cinco destas manifestações são evidentes! Ajude-o a ajudar-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.