Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Sonambulismo



A principal característica da Perturbação de Sonambolismo são episódios repetidos de atividade motora complexa que começa durante o período de sono. Estes episódios incluem o levantar da cama e deambular. Os episódios de sonambolismo começam durante o sono de ondas lentas e podem normalmemte ocorrem durante o primeiro terço do sono.
No decorrer destes episódios o sujeito está menos despertável e responsivo, com olhar vazio e relativamente indiferente à comunicação com os outros e aos esforços para ser acordado. Se acordar durante o episódio (ou mesmo ao acordar na manhã seguinte), o sujeito tem uma memoria escassa dos acontecimentos ocorridos durante  a noite. Após o episódio de sonambolismo, pode haver, inicialmente, um breve período confusional ou de dificuldade de orientação, seguido de completa recuperação das funções cognitivas e comportamento adequado. O sunambolismo pode causar sofrimento clinicamente significativo ou disfunção social, profissional e noutras áreas importantes do funcionamento individual. A Perturbação de Sonambolismo não deve ser diagnosticada se o comportamento for devido a efeitos fisiológicos diretos de uma substância como as drogas ou excesso de medicaçãom ou de um estado físico geral.

Os episódios de sonambolismo podem apresentar-se com diversos comportamentos. Em episódios considerados ligeiros o sujeito pode apenas sentar-se na cama, olhar em volta ou puxar os lençóis. Mais frequentemente levanta-se da cama e abre os armários, sai do quarto, sobe e desce escadas ou sai mesmo de casa. Durante o espisódio os sujeitos podem usar a casa de banho, comer, falar, terem comportamentos de fuga a uma ameaça. A maior parte destes comportamentos durante o sonambolismo são rotineiros e de pouca complexidade. Em crianças, particularmente, podem haver comportamentos de aberturas de portas ou funcionamento com aparelhos e alterações de comportamentos como urinar dentro de um armário. A grande parte destes episódios tem a duração de alguns minutos a meia hora.

Com a passagem para o estado vigília terminam os episódios de sonambolismo ou o sujeito pode voltar para a cama e dormir até de manhã. Às vezes o sujeito pode acordar, na manhã seguinte, noutro lugar ou com evidências de ter realizado determinada atividade durante a noite, mas com amnésia completa do acontecimento. Alguns episódios deixam uma vaga recordação de imagens oníricas fragmentadas.

Durante os episódios de sonambolismo os sujeitos podem falar  ou até mesmo fazer perguntas, sendo que o diálogo é raro e a articulação é deficiente/enrolada. É ainda possível que obedeça quando lhe é pedido para parar a atividade em curso e regressar à cama, no entanto, estes comportamentos com executados com níveis reduzido de vigília e acordar o sujeito durante um episódio é muito difícil. Quando acordado, este mantém-se confuso durante vários minutos voltando posteriormente ao estado normal vigília.

Para que se faça um diagnóstico de sonambolismo, o sujeito deve apresentar queixas clinicamente significativas ou disfunções. Os suejitos podem evitar situações que revelem tal comportamento como por exemplo, evitarem situações que revelem este comportamentos, no caso das crianças evitam visitar amigos ou ir para campos de férias, nos adultos evitam dormir acompanhadosm ir de férias ou ficar fora de casa. Estas situações podem resultar em isolamento social ou dificuldades profissionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.