Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Mutismo Seletivo



O Mutismo Seletivo é aparentemente raro sendo contudo, mais frequente no sexo feminino que no sexo masculino. Por norma, o Mutismo Seletivo surge antes dos cinco anos de idade mas a perturbação pode não ser detetada clinicamente antes da entrada na escola. O grau da persistência do Mutismo Seletivo é variável, podendo durar apenas uns meses ou perdurar durante vários anos. No caso de sujeitos com Fobia Escolar, os sintomas do Mutismo Seletivo podem mesmo tornar-se crónicos.

Ao Mutismo Seletivo podem estar associadas determinadas perturbações e ou características que constituem essencialmente, uma timidez excessiva, medo do embaraço de situações sociais, isolamento e retraimento sociais, ficar colado às pessoas, traços compulsivos, negativismo, birras ou outros comportamentos de oposição ou de controlo, particularmente em casa. Pode também existir um grave défice na atividade escolar e ou social. Estas crianças têm, por norma, capacidades normais de linguagem, no entanto, em alguns casos, o Mutismo Seletivo pode estar associado a uma Perturbação de Comunicação ou com um estado físico geral que cause anomalias de articulação. Podem ainda estar associadas, Perturbações de Ansiedade, principalmente Fobia Escolar, Deficiência Mental, hospitalização ou stresse psicossocial grave.

De acordo do Ximenes (2009) crianças com mutismo seletivo são muito quietas na escola, falam pouco com os amigos e apresentam dificuldades para verbalizar quando solicitadas, ficando em completo silêncio durante as situações stressantes. Normalmente passam a ser classificadas por tímidas. Contudo, a estes casos deve ser dedicada maior atenção, pois pode ser um distúrbio de fundo emocional, Mutismo Seletivo, onde a observação é importante, pois essas crianças em casa conversam normalmente com os pais e irmãos, mas quando chega um adulto ou criança estranha, esta cala-se. Podem ocorrer padrões de comportamento diferente de uma criança para outra, sendo que uma pode não falar com toda a gente ou especificamente só com um adulto, como pode também escolher uma criança com quem quer falar ou ainda falar baixinho como se conta um segredo a alguém.


Principais características / critérios:

* Incapacidade constante em falar em situações sociais específicas (na escola, por exemplo) apesar de o fazer noutras situações;

* A alteração interfere no rendimento escolar ou laboral ou na comunicação social;

* A duração da perturbação é, pelo menos, de um mês;

* A incapacidade de falar não é devida à falta de conhecimentos ou de familiaridade com a língua requerida na situação social;

* A perturbação não é melhor explicada pela presença de uma Perturbação de Comunicação (como por exemplo, a gaguez) e não ocorre exclusivamente do decorrer de uma Perturbação Global do Desenvolvimento, Esquizofrenia ou outra Perturbação Psicótica.

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