Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Perturbação de Identidade de Género




É fundamental ter vários critérios/características em consideração antes de diagnosticar uma Perturbação de Identidade de Género. Nestes casos, existe uma evidente identificação de género cruzada intensa e pertinaz relacionada com o desejo de ser ou mesmo na insistência de que se é do outro sexo. Tal identificação de género cruzada não pode ser apenas um desejo de pertencer ao sexo oposto por alguma vantagem cultural que possa existir mas sim porque se sente realmente. Tem de haver também uma evidência de desconforto persistente sobre o sexo possuído ou o sentimento de que é inapropriado no papel de género desse sexo. Para um diagnóstico de Perturbação de Identidade de Género, tem de haver certezas clinicamente significativas de que o sujeito sente um grande mal-estar e tem dificuldade no funcionamento social, ocupacional ou noutras áreas importantes do funcionamento.

Os rapazes com Perturbação de Identidade de Género cruzada mostram uma acentuada preocupação por atividades tradicionalmente femininas e podem preferir vestir roupas femininas ou improvisar essas peças com os materiais disponíveis quando as peças genuínas não estão disponíveis. Usam, frequentemente, toalhas, lenços e aventais como representação dos cabelos compridos ou das saias. Gostam especialmente de jogos e passatempos tipicamente femininos. Brincar às casinhas onde desempenham papéis femininos, nomeadamente o papel de mãe, e os seus brinquedos preferidos são as bonecas e as barbies. As meninas são os seus companheiros de brincadeira favoritos. Interessam-se muito pouco por carros e camiões ou outros brinquedos tipicamente masculinos e evitam jogos competitivos e turbulentos. Podem insistir em sentar-se para fazer xixi e fingir que não têm pénis, empurrando-o entre as pernas.

As meninas portadoras desta perturbação manifestam reações intensamente negativas Às expetativas ou tentativas dos pais de as vestirem com vestidos ou outras roupas femininas. Algumas recusam-se mesmo a ir à escola ou qualquer acontecimento social onde tenham de usar este tipo de vestuário. Preferem roupas tipicamente masculinas e o cabelo curto, são frequentemente reconhecidas como rapazes por estranhos e podem pedir para serem chamadas por um nome de rapaz. Os seus heróis de fantasias são por norma personagens masculinas poderosas como o “Batman” ou o “Super-Homem”. Preferem rapazes como companheiros com quem partilham interesses em desportos, brincadeiras violentas e jogos tradicionalmente masculinos. Uma menina com Perturbação de Identidade de Género pode recusar-se a fazer xixi sentada e reivindicar que virá a ter um pénis ou mesmo não querer ter seios ou menstruação.

Nos adultos, esta perturbação manifesta-se na preocupação com o desejo de viver como um membro do sexo oposto, um desejo intenso de adotar o papel social do outro sexo através da manipulação cirúrgica ou hormonal. Estes sujeitos sentem-se desconfortáveis quando são observados por outros ou funcionando em sociedade como um membro do sexo que lhes é atribuído. Em graus variados adotam o comportamento, vestuário e maneirismos do sexo oposto. A atividade sexual destes sujeitos com os parceiros do mesmo sexo é habitualmente limitada pela preferência de que os seus parceiros não vejam nem toquem nos seus genitais. Para alguns homens em que esta perturbação surge tardiamente (por norma após o casamento) a atividade sexual com uma mulher é fantasiada onde estes pensam ser amantes lésbicos ou que a sua parceira é um homem e ele uma mulher.
Nos adolescentes, despendendo do nível de desenvolvimento, as características clínicas podem assemelhar-se às das crianças ou às dos adultos. Estas podem ser mais intensas se o adolescente se sentir ambivalente sobre a identificação de género cruzada ou se sentir que tal situação é inaceitável para a sua família. O adolescente pode ir a uma consulta porque os pais ou professores estavam preocupados com o seu isolamento social ou com a rejeição ou gozo dos colegas.
Globalmente, os sujeitos com Perturbação de Identidade de Género sentem um grande mal-estar ou incapacidade que se manifestam de várias formas as longo da vida. Em crianças mais pequenas manifesta-se através das afirmações de infelicidade relativamente ao sexo que possuem. Em crianças mais velhas manifesta-se na incapacidade de desenvolver relações com pares do mesmo sexo e aptidões adequadas à idade conduzem frequentemente ao isolamento e mal-estar e algumas crianças podem recusar ir para a escola devido ao vestuário. Nos adolescentes e nos adultos, a preocupação com os desejos de género cruzado interfere com frequência nas atividades habituais e as dificuldades de relacionamentos são comuns, bem como o funcionamento escolar ou laboral pode estar perturbado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.