Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dislexia


                                       

O que é a Dislexia?

Designa-se por dislexia as dificuldades de leitura, escrita e/ou soletração apresentadas pela criança aquando da ausência de qualquer outra limitação ou alteração das capacidades intelectuais.

Pode ser classificada como:
*Dislexia adquirida quando surge como consequência de um traumatismo ou de uma lesão cerebral;
*Dislexia de desenvolvimento que remete para uma perturbação ou atraso na aquisição de leitura que se relaciona com problemas na aprendizagem;
*Dislexia central, quando a produção de palavras escritas ou a leitura das mesmas é afectada;
*Dislexia periférica que ocorre apenas quando é afectado um modo de saída de vocalização e escrita;
*Dislexia profunda ou fonológica, caracterizada pela ocorrência de erros semânticos (por exemplo, o sujeito lê carro quando deveria ter lido roda), e por grande dificuldade em ler palavras menos recorrentes ou desconhecidas;
*Dislexia de superfície ou ortográfica que remete para a dificuldade de leitura de palavras irregulares, ou seja, que se lêem de forma diferente à da escrita (por exemplo, a palavra “guizo”, não se lê a letra “u”).

Os primeiros sinais de dislexia surgem, por norma, na escola aquando da aprendizagem. Algumas crianças apresentam problemas de aprendizagem, dificuldades na linguagem oral, não associam símbolos gráficos às suas componentes auditivas, apresentam dificuldades em seguir as instruções e orientações, na memorização auditiva, apresentam problemas de atenção e ou de lateralidade. Na leitura e na escrita, o sujeito tende a confundir  algumas letras como, a letra “f” com a letra “v”, “p” com “b”, “ch” com “j”; “p” com o “t”, “v” com “z”, “b” com “d”, entre outras, ou então pode fazer possíveis inversões, como por exemplo,”ai”em vez de “ia”, “per” em vez de “pré”, “fla” em vez de “fal”, “cubido” em vez de “bicudo”, ou pode ainda apresentar omissões de determinadas letras o sons na palavra, como por exemplo, “livo” em vez de “livro”, “bata” em vez de “batata”.

A intervenção do Psicólogo prende-se com o ajudar a criança a melhorar e a ultrapassar as dificuldades apresentadas. Na dislexia profunda é possível a reeducação fenológica onde se aplicam exercícios que fazem o sujeito tomar consciência fonética. A Psicologia em complemento da Terapia da Fala, são o tratamento certo e adequado nestes casos. Procura aqui a sua ajuda!

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