
As Avaliações Neuropsicológicas têm como objetivos a avaliação, a identificação e a deteção da integridade das funções nervosas superiores, isto é, a memória, a atenção, a consciência, a cognição e a linguagem.
Em todos os casos em que exista suspeita de défices cerebrais que afetem as funções executivas, é de extrema importância a realização desta avaliação. Situações destas são, a Doença de Alzheimer, AVC's, a Doença de Parkinson, Traumatismos Craneo-encefálicos, Apilépsia, Esclerose Múltipla, Dificuldades de Aprendizagem...
Após a realização desta avaliação é necessário criar uma intrevenção terapêutica para a reabilitação das funções lesionadas em casos de pacientes com patologias, e em pacientes sem patologias, intervir na melhoria das capacidades cognitivas (memória, atenção, velocidade de processamento, raciocínio lógico, concentração, entre outras).
Qualquer pessoa pode beneficiar da estimulação e da reabilitação cognitiva desde que sinta algum tipo de alteração na sua capacidade de memorização, concentração e raciocínio. Esta intervenção não é apenas direcionada para os pacientes com algum tipo de lesão ou de disfunção cerebral.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.