Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

terça-feira, 26 de março de 2013

Depressibilidade / Insatisfação Geral


A Depressibilidade é um estado de insatisfação geral com a vida que o próprio sujeito tem dificuldade em identificar quando, aparentemente, tem tudo para não se sentir dessa forma.
As pessoas que apresentam um estado de depressibilidade é como se estivessem em cima de uma linha que representa a fronteira entre a depressão e esse estado de insatisfação geral. Sentem que a sua vida não avança, não se sentem bem, falta-lhes qualquer coisa!

Boa parte destas pessoas procuram com frequência leituras sobre psicologia, em revistas, na internet, para tentarem identificar-se com o que sentem, no entanto acham sempre que não é o suficiente para procurar ajuda.
São pessoas que vão várias vezes aos médicos de família com queixas somáticas como, dor de cabeça, dor de barriga, sintomas corporais e com queixas de relação com outros sentindo e verbalizando que ninguém os compreende. Normalmente acabam medicadas com antidepressivos a vida toda, oscilando entre períodos mais tristes e outros em que parece que nada acontece. A maior parte destes sujeitos sabe que tem um problema mas muitas vezes não são informados sobre quem devem consultar e que o que sentem é de facto doença! Outras pessoas arranjam motivos para não procurarem ajuda e não irem a uma consulta por medo de verem confirmadas as suas suspeitas. Muitas chegam a entrar em contacto, a pedirem informações sobre o tratamento e o preço das consultas, no entanto o que temem é uma nova relação que lhes mostre as suas insatisfações e inseguranças.

Se as relações anteriores da infância não foram seguras, se o sujeito não se sentiu reconhecido, então é natural que no decorrer da vida exista um sentimento de insatisfação. A energia que a pessoa tem mal dá para se sustentar (energia anímica ou libido), o ego está fraco e a auto-estima hesitante, no entanto ainda não estão criadas as condições de sofrimento para que a pessoa procure ajuda. As pessoas neste estado só procuram ajuda se um dia alcançarem um grau de sofrimento insuportável, caso contrário, ficam uma vida inteira sem se tratarem, achando que o que tem não é motivo para procurar ajuda.

 Se o seu caso é semelhante a este, se sente que a sua vida não toma rumo, se não consegue realizar coisas e evoluir, se está mal com toda a gente, se não tem paciência para nada, se não consegue obter prazer das coisas simples da vida e só se satisfaz com coisas inalcançáveis, então procure ajuda. Esses sentimentos não passam com o tempo. Ou estagnam ou avançam para uma depressão, mas em ambos a sua vida fica sem sentido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.