Na vida, nada deve ser receado, tudo deve ser compreendido.
Marie Curie

domingo, 30 de dezembro de 2012


Como estimular a linguagem nos primeiros meses de vida?

Diga sempre as palavras corretamente. Desde os primeiros meses de vida, a criança tenta imitar todos os movimentos que observa nas pessoas em seu redor. Consequentemente, com os sons que ouve, a metodologia é similar. A criança aprende observando, sendo extremamente importante o dizer as palavras corretamente, tanto na forma como na entoação.
Fale de forma natural. Não devemos infantilizar a voz quando falamos com a criança. É importante que as crianças se sintam inseridas nas conversas entre os pais com o máximo de naturalidade. Falar de forma simples, com uma prosódia adequada, destacando os nomes dos objetos e pessoas é a forma ideal para iniciar a aprendizagem da língua.
Olhe para a criança, falando sempre de frente e de modo a mostrar a boca. O contacto visual é muito importante para estimular a afetividade e funciona como incentivo. Quando a criança consegue ver o movimento correspondente ao som pronunciado, consegue mais facilmente imitar esse mesmo som.   
Cuidado com a euforia. Quando a criança começa a balbuciar as suas primeiras palavras, é importante continuar a estimular essa forma de comunicação. Contudo, demonstrar muita euforia pode assustar a criança e ter interferência no seu desenvolvimento linguístico. O ideal é deixar a criança confortável, evitando gritar.
Peça ajuda ao irmão mais velho. A criança consegue diferenciar uma criança de um adulto, podendo inclusive imitar e aprender de forma mais rápida através de outra criança. Pedir ao irmão ou irmã que brinque com a criança também faz com que se sinta importante e participativo no processo de desenvolvimento da criança, evitando-se assim sentimentos de exclusão. Caso a criança seja o primeiro filho, dê primazia pelo contacto com outras crianças.
Não deixe que a criança se acomode. Dar carinho, atenção e amor é fulcral para a criança, mas quando existe demasiado mimo, pode prejudicar tanto o comportamento como o desenvolvimento linguístico. Se tudo o que a criança quiser estiver à sua frente, sem necessitar de se manifestar através do choro, do apontar ou do balbuciar, não haverá incentivo suficiente para que a criança comunique de alguma forma e melhore gradualmente essa comunicação. O mimo excessivo pode impedir que a criança explore o ambiente em seu redor e fazer com que perca a curiosidade para aprender.
     
Brinque bastante. O brincar também é ensinar. Os pais ao divertirem-se com a criança, não só estimulam a sua aprendizagem como eles próprios começam a entender quais as necessidades e comportamentos do filho. Uma criança que viva num ambiente tenso pode ter mais dificuldades em desenvolver-se de forma saudável.
Aproveite as situações de rotina. Quanto mais a criança for exposta à linguagem, melhor será o seu desenvolvimento. Por conseguinte, aproveite para contar histórias, cantar canções, dizer o que está a fazer com a criança nas diversas atividades (banho, vestir, refeições).

Por: Liliana Silvestre, Terapeuta da Fala

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.