Na Terapia Familiar são analisados e posteriormente restabelecidos vínculos entre os membros da família. O que foi vivido e passado de geração em geração pode-se tornar numa barreira às vivências consideradas saudáveis na família.
No seio de uma família com vínculos saudáveis, existem vários sistemas, o casal unido pelo vínculo do amor, os irmãos unidos pelo vínculo fraterno e os pais e filhos ligados por vínculos de amor parental (maternal e paternal). Quando os vínculos paternos e maternos com filhos são disfuncionais existindo falta de comunicação, agressividade e/ou falta de afecto, a relação pais-filhos fica comprometida num nível saudável.
Os conflitos familiares não passam com o tempo, mesmo quando parecem acalmar, apenas esmaecem para depois se voltarem a reavivar, e podem ser um impedimento às gerações futuras. O tipo de relação entre os membros familiares tende a passar e a repetir-se de geração em geração.

Sempre que um destes sistema falha, seja na vida conjugal ou na relação filial, o sistema familiar entre em crise. Neste momento é importante procurar ajuda para que a normalidade das relações seja estabelecida.