Estes sujeitos são normalmente reservados e tímidos e a sua principal característica é o medo da rejeição. Os seus contactos sociais são restritos devido à sensibilidade excessiva ao juízo ou à crítica que vem reforçar as suas anteciações negativas.
Estas pessoas têm, por norma, a sensação de que são insignificantes para os outros e que não despertam nos outros qualquer interesse. Têm uma fraca auto-estima que os leva a evitar os imprevistos com receio de não estar à altura para os enfrentar. Contudo, são sujeitos capazes de estabelecer relações quando sentem que são aprecisados sem reserva. O recurso a estratégias de evitamento pode, no entanto, conduzi-los ao isolamento ou à repetição de insucessos profissionais e afectivos. Tendem, por isso, a refugiar-se no imaginário. Este tipo de personalidade é susceptível de se atenuar com a idade.
Características da Personalidade Ansiosa ou Evitante:
* Sentimento invasivo e persistente de tensão e de apreensão;Características da Personalidade Ansiosa ou Evitante:
* Percepção de si como socialmente incompleto, sem atractivo ou inferior aos outros;
* Preocupação excessiva pelo receio de ser criticado ou rejeitado nas situações sociais;
* Recusa em estabelecer relações, a menos que esteja certo de ser apreciado;
* Restrição do modo de vida devido à necessidade de segurança;
* Evitamento das actividades sociais ou profissionais que implicam contactos importantes com o outro, por receio de ser criticado, desaprovado ou rejeitado;
* Reservado nas relações íntimas por receio de ser exposto à vergonha ou ao ridículo;
* Receio de ser rejeitado ou criticado nas situações sociais;
* Inibido nas situações interpessoais novas devido a uma sensação de não estar à altura;
* Percebe-se como socialmente incompetente, sem atractivo ou inferior aos outros;
* Particularmente reticente a correr riscos pessoais ou a envolver-se em actividades novas, por receio de se sentir embaraçado.
Se se identifica com mais de quatro destas características que o deixam tão inseguro um dia após o outro, procure um apoio psicológico para que consiga viver mais livremente e sem tantos receios ou preocupações. Aprenda a gostar mais de si.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.