O que é a Dislexia?
Designa-se por dislexia as
dificuldades de leitura, escrita e/ou soletração apresentadas pela criança
aquando da ausência de qualquer outra limitação ou alteração das capacidades
intelectuais.
Pode ser classificada como:
*Dislexia adquirida quando
surge como consequência de um traumatismo ou de uma lesão cerebral;
*Dislexia de desenvolvimento
que remete para uma perturbação ou atraso na aquisição de leitura que se
relaciona com problemas na aprendizagem;
*Dislexia central, quando
a produção de palavras escritas ou a leitura das mesmas é afectada;
*Dislexia periférica que
ocorre apenas quando é afectado um modo de saída de vocalização e escrita;
*Dislexia profunda ou
fonológica, caracterizada pela ocorrência de erros semânticos (por exemplo,
o sujeito lê carro quando deveria ter lido roda), e por grande dificuldade em
ler palavras menos recorrentes ou desconhecidas;
*Dislexia de superfície ou
ortográfica que remete para a dificuldade de leitura de palavras
irregulares, ou seja, que se lêem de forma diferente à da escrita (por exemplo,
a palavra “guizo”, não se lê a letra “u”).
Os primeiros sinais de dislexia
surgem, por norma, na escola aquando da aprendizagem. Algumas crianças
apresentam problemas de aprendizagem, dificuldades na linguagem oral, não
associam símbolos gráficos às suas componentes auditivas, apresentam
dificuldades em seguir as instruções e orientações, na memorização auditiva,
apresentam problemas de atenção e ou de lateralidade. Na leitura e na escrita,
o sujeito tende a confundir algumas
letras como, a letra “f” com a letra “v”, “p” com “b”, “ch” com “j”; “p” com o
“t”, “v” com “z”, “b” com “d”, entre outras, ou então pode fazer possíveis
inversões, como por exemplo,”ai”em vez de “ia”, “per” em vez de “pré”, “fla” em
vez de “fal”, “cubido” em vez de “bicudo”, ou pode ainda apresentar omissões de
determinadas letras o sons na palavra, como por exemplo, “livo” em vez de
“livro”, “bata” em vez de “batata”.
A intervenção do Psicólogo
prende-se com o ajudar a criança a melhorar e a ultrapassar as dificuldades
apresentadas. Na dislexia profunda é possível a reeducação fenológica onde se
aplicam exercícios que fazem o sujeito tomar consciência fonética. A Psicologia
em complemento da Terapia da Fala, são o tratamento certo e adequado nestes
casos. Procura aqui a sua ajuda!
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